PAGAMENTO DE CONTRIBUIÇÃO RETROATIVA DO INSS – 26.04.19


5 – 26.04.19 – PAGMENTO DE CONTIRBUIÇÃO RETROATIVA DO INSS

Pergunta
Olá pessoal, boa tarde a Audrey perguntou: Eu tenho uma amiga que é autônoma, ficou 4 anos sem pagar INSS, posso pagar o retroativo?

Paulo responde
Audrey, você tem que tomar muito cuidado com essas questões, por quê? Pagamento de retroativo, você na verdade tem que pedir para o INSS, para que você possa indenizar o INSS pelo período que você trabalhou, mas não contribuiu. Então é isso que você tem que fazer, você tem que comprovar para o INSS, que você exerceu atividade remunerada e que por isso, você deveria ter recolhido à época e não recolheu, e aí o INSS vai autorizar o recolhimento. Se você fizer esse recolhimento sem autorização do INSS, você corre o risco de não conseguir contar como tempo de contribuição, os recolhimentos que você fez de forma irregular ok. Então essa é a ideia básica, não basta simplesmente recolher, por quê? Por que você inclusive, com 4 anos, perdeu a qualidade de segurado. Então quando você está na qualidade de segurado, está em uma situação como você está onde você está em atraso, você não pode simplesmente recolher tudo de uma vez, porque você corre o risco realmente de não ter computado esse tempo de recolhimento como tempo de contribuição. Esse é o Paulo responde e você visite sempre nossa Página.

Sobre Paulo Tributário

Sou Advogado e Consultor Tributário de Tributos Federais.
Atuei como Auditor Fiscal da Secretaria da Receita Previdenciária e também Receita Federal do Brasil.
Efetuo palestras e também sou Instrutor de Cursos e Treinamentos de diversas Instituições.

Sou formado em Direito pela USP - Universidade de São Paulo, em Engenharia Eletrônica pelo ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica e também Administração e Marketing – PECE pela FGV/SP - Fundação Getúlio Vargas.